Transtorno Obsessivo Compulsivo
As pessoas obsessivas, detalhistas, perfeccionistas tem grandes qualidades: costumam ser trabalhadoras, competentes e confiáveis. Aqui estamos falando de uma doença em que essas características atrapalham a vida da pessoa. Ou seja, deixam de ser uma qualidade e passam a ser um problema.
Ele pode se manifestar com mais intensidade em fases ou situações mais difíceis na vida.
Quem sofre de TOC está sujeito a ter fases de Depressão e ataques de ansiedade com sudorese, palpitações e tremor, verdadeiros ataques de pânico, o que é normal e não quer dizer que você sofra de três doenças ao mesmo tempo.
TOC não tem nada a ver com Psicose nem "loucura".
O TOC é causado por um conjunto de fatores:
Alteração de química cerebral
Genéticos
Psicológicos
Com certeza TOC não é causado por "falhas de educação" nem por problemas de relacionamento entre os membros da família. Ou seja, os pais não causam TOC nos filhos.
Tratamento mais eficaz consiste em:
A família pode ajudar:
Observações:
A) Algumas vezes o primeiro remédio não produz resultado e tem que ser trocado
B) Mesmo que você já esteja se sentindo bem, não interrompa a medicação. Seu médico deve decidir quando diminuir, interromper ou trocar de medicação. Se o medicamento tiver efeitos colaterais, ele poderá ser trocado por outro que não traga desconforto. O tratamento do TOC é longo. A recaída em caso de interrupção prematura do tratamento é quase certa.
C) Se os sintomas do TOC voltarem, não quer dizer dependência da medicação, mas sim que ainda não era hora de suspender o tratamento. Os remédios que tratam Transtorno Obsessivo Compulsivo não criam dependência. O TOC é que exige tempo de tratamento longo. O importante é que a qualidade de vida da pessoa melhore.
Sugestão: assista ao filme “Melhor Impossível”, com Jack Nicholson e Helen Hunt.
Bibliografia:https://www.mentalhelp.com/TOC.htm